terça-feira, 19 de dezembro de 2017

2º Domingo Comum - Ano B

2º Domingo Comum
O Chamado de Deus
João 1.35-42

Resultado de imagem para eis o cordeiro de Deus que tira


A vocação não é algo que o ser humano procura. É Deus quem vocaciona homens e mulheres para sua obra. Sempre será uma iniciativa de Deus que espera a resposta humana. Precisamos ouvir o chamado de Deus e atender. Para cada pessoa Ele tem um dom e um ministério. Precisamos exercer o ministério dentro da unção que ele nos capacitou. Deus continua necessitando de homens e mulheres para sua seara. Hoje a Palavra de Deus nos auxiliará a entender o chamado do Senhor para nossa vida. 

I. O chamado de André e de Pedro - Jo 1.35-42
André era discípulo de João. Quando escutou pela boca de João que Jesus era o Cordeiro de Deus, passou a segui-lo sem nenhuma dúvida: “E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi, onde assistes” (38)? Jesus responde: “Vinde e vede”. Eles foram e ficaram com Jesus naquele dia.
André seguiu Jesus e fez novos seguidores. Ele achou seu irmão Pedro e o levou a Jesus.
O chamado de Deus na vida de André era para que ele fosse discípulo e alcançasse outros discípulos. Assim como João testemunhou para André; Andre testemunhou para Pedro.
Esta é a dinâmica do discipulado. Se não fizermos discípulos não teremos a identidade de discípulo. O verdadeiro discípulo trabalha para fazer novos discípulos.
Precisamos nos esforçar para levar vida a Cristo. Devemos seguir o testemunho de André e fazer diferença na vida das pessoas.

II. O chamado de Samuel - I Sm 3.3-10,19
            Samuel morava no Templo, mas ainda não conhecia a voz do Senhor. Não conhecia também seu chamado ministerial.
            Deus o chama e Ele pensa ser a voz do sacerdote Eli. Quantas vezes, Deus está falando conosco e achamos que se trata apenas de uma pregação do pastor. Confundimos a voz de Deus com a voz do homem.
            A Bíblia diz que (7) “Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR”.
            Pela terceira vez Eli entende que era Deus e orienta Samuel a dizer: “Fala, porque o teu servo ouve”.
            Desta forma Deus revelou seu ministério profético. Ele foi um dos maiores profetas do Antigo Testamento. A Bíblia diz que (19): “Crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra”.
            Precisamos ouvir o chamado de Deus e dizer como Samuel: “Fala Senhor que teu servo ouve”!
            Deus tem uma missão para cada discípulo. Devemos ser disciplinados e buscar em Deus o chamado que Ele tem para a nossa vida.

III. Resposta ao chamado de Deus - Sl 40.1,2,4,7-10
O Salmo 40 fala do Messias prometido.
Toda a Palavra profética fala da vinda do Messias (7): “Então, eu disse: eis aqui estou, no rolo do livro está escrito a meu respeito”.
Jesus se agradou em fazer a vontade de Deus (8), proclamou as boas novas (9) e não desobedeceu ao seu chamado (10): “Não ocultei no coração a tua justiça; proclamei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua graça e a tua verdade”.
Ele é o nosso maior modelo. Devemos nos agradar em fazer a vontade de Deus, pregar a Palavra e ser fiel ao chamado.
Nossa fidelidade será o selo do nosso ministério como discípulos.

IV. O chamado a Santidade - I Co 6.13-15,17-20
            Todo discípulo que obedece ao chamado de Deus precisa vincular ao dom a santidade. O exercício dos dons sem a santidade gera um cristianismo doente e pecaminoso. Quantas pessoas tem dons, mas não tem caráter. O dom para nada serve se não for acompanhado pelo caráter.
            A santidade do corpo está amplamente relacionada a santidade do coração. Paulo diz que o nosso corpo não é para a impureza, mas para o Senhor (13).
            Paulo exorta (15,18-20): “Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”.
            Nosso chamado ministerial para pelo nosso comportamento e santidade. É incoerente serve a Deus com a boca e serve a carne com o corpo. Somos templos de Deus e o chamado do Senhor é para nossa vida integral.

Conclusão:
            Fomos chamados por Deus para uma grande obra. Deus nos separou para Ele e tem uma missão em nossa vida. Precisamos ministrar dentro da unção que Ele nos deu, sempre respaldado na santidade do nosso comportamento. Nosso chamado é integral e visa a glória de Deus.

Oração
Deus Onipotente, cujo Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, manifestou sua glória no primeiro milagre que realizou em Caná da Galileia transformando água em vinho, venha transformar nossa vida para que possamos ser obedientes a tua vontade e possamos manifestar a sua glória entre os homens. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.







Nenhum comentário:

Postar um comentário