terça-feira, 7 de novembro de 2017

32º Domingo Comum - Ano A

32º Domingo Comum
Vigilância
Ez 33.1-7/Sl 63.1-8 / I Ts 4.13-18 / Mateus 25.1-13

Imagem relacionada

A Palavra de Deus nos levará a vigilância. Não podemos perder a expectativa pela volta do Senhor. Em breve Jesus voltará. A vigilância gera santidade, serviço e esperança.

I. A Parábola da Vigilância - Mateus 25.1-13
O Evangelho de hoje fala sobre vigilância.
Jesus conta uma parábola sobre a entrada no Reino de Deus. O contexto é um casamento onde foram escolhidas dez virgens para fazer a recepção do noivo segundo a tradição judaica do I século.
Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. As prudentes, além de levar as lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. Quando o noivo veio, as lâmpadas das néscias estavam apagadas. Foram comprar azeite, mas não deu tempo de voltar. O noivo entrou na casa e fechou a porta. O texto diz (11,12): “Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço”.
            Jesus concluiu a parábola dizendo (13): “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora”.
            Nossa espiritualidade cristã precisa ser baseada na vigilância. Não sabemos o dia em que o Senhor voltará, nem sabemos o dia em que morreremos. A qualquer momento a trombeta poderá tocar e seremos arrebatados.
Precisamos constantemente vigiar nossa vida, nossas palavras e nossas atitudes. Jesus está voltando.

II. Vigiar para a Evangelização - Ezequiel 33.1-7
O atalaia é a pessoa que fica em uma torre, ou em um lugar alto vigiando a chegada de alguém. É chamado também de sentinela. As cidades muradas tinham as guaritas dos atalaias. Quando visualizava um ataque, ele tocava a trombeta para alertar o povo do perigo.
Deus fala ao profeta Ezequiel sobre o trabalho do Atalaia. Se ele tiver a revelação que virá o mal, anunciar e o povo não se arrepender, então o povo será responsável pela própria destruição (3,4).
Mas, se o atalaia vir que vem a espada e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e abater uma vida dentre eles, a culpa será do atalaia (6).
            Assim também são os discípulos de Cristo. Fomos constituídos por Deus atalaias para avisar ao mundo sobre a volta de Jesus. Se não tocarmos as trombetas, seremos culpados pela morte dos ímpios.
            Nossa tarefa é vigiar e anunciar a palavra de Deus. Todos precisam ser convidados ao arrependimento. Jesus está voltando e precisamos cumprir nossa missão de Atalaias.

III. Vigiar para ação de Graças - Salmo 63.1-8
O Salmista reconhece que a graça de Deus é melhor do que a vida (3)
Afirma que, durante a vigília da noite, fica em seu leito meditando e recordando as ações de Deus em sua vida (6). O Senhor é seu auxílio e seu amparo (7,8).
Precisamos desenvolver está prática espiritual de ficar vigiando as ações de Deus em nossa vida. Muitas vezes o diabo nos conduz pelo caminho da murmuração. Quando meditamos nos feitos de Deus, nos alegramos e nos renovamos espiritualmente.
O discípulo precisa vigiar sua boca para que a murmuração não encontre lugar em sua vida.
A melhor forma de esperar a volta de Cristo é viver uma vida integral de ação de graças.

IV. Vigiar para vida em esperança - I Tessalonicenses 4.13-18
Paulo orienta os Tessalonicenses sobre a volta de Jesus e a ressurreição dos mortos.
Ele afirma (13): “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança”.
            Paulo ensina que Jesus trará do céu, em sua companhia os mortos (14) e estes ressuscitarão primeiro ao toque da trombeta de Deus, e os vivos serão arrebatados nas nuvens (15,16).
            Precisamos vigiar e anunciar esta verdade. Paulo diz (18): “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”.
            Nunca poderemos deixar de falar, pregar e anunciar a volta de Jesus, a ressurreição dos mortos e o arrebatamento da Igreja.
A pregação nos levará a vigilância, e aquele que vigia vive em esperança.

Conclusão:
            O discípulo vive integralmente a vida olhando para o autor e consumador da salvação. A esperança pela volta de Jesus traz alegria, contentamento e propósito para viver em santidade. Sabemos que, a qualquer momento, Jesus voltará para nos levar ao céu. Precisamos estar preparados, trabalhando na seara e nos alegrando com a esperança de sua vinda. “Maranata. Ora, vem Senhor Jesus!”



Oração: Pai celestial, concede, ó Senhor, que não andemos ansiosos quanto às coisas terrenas, que são passageiras, mas que amemos as celestiais que permanecem para sempre. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário