terça-feira, 17 de outubro de 2017

29º Domingo Comum - Ano A


29º Domingo Comum
O Princípio da Honra
Is 45,1,5-6 / Sl 96.1-7 / Its 1.1-5 / Mateus 22.15-21

Imagem relacionada

Nossa relação com Deus segue o princípio da honra. Honramos a Deus com nossa vida, atitudes e com nossos dízimos e ofertas. Hoje iremos aprender este princípio espiritual e seremos desafiados a manter uma relação de honra com o Senhor.

I. Honrar a César e Honrar a Deus - Mateus 22.15-21
Os fariseus e herodianos (seitas judaicas) sabiam o que era honrar ao homem e ao governo romano. Eles honravam a César. Contudo, desonravam a Deus. Não aceitaram a palavra de Jesus e, com hipocrisia, desejavam enganá-lo. Por isso o Senhor diz (21): “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.
Muitas vezes cumprimos os nossos compromissos com as coisas do mundo, mas não honramos a Deus. É mais fácil ir a uma festa do que ir a igreja. É mais fácil pagar uma conta do que entregar o dízimo e a oferta. É mais fácil ser pontual no trabalho do que pontual no início do culto. Atrasamos ao culto, mas não atrasamos ao trabalho. Honramos a César e desonramos a Deus.
Precisamos ser fiéis nas coisas seculares para não blasfemar o nome do Senhor, mas também devemos ser fiéis nos votos que fizemos ao Senhor. A fidelidade abre portas. Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.


II. Honrar a Deus e descansar - Isaías 45,1,5-6
O Rei Ciro II, o grande (600 a.C. a 530 d.C.) foi o rei da Pérsia que derrotou a Babilônia e trabalhou para o retorno dos judeus à Jerusalém.
O profeta Isaías, muitos anos antes, profetizou o seu nome, seu poder e seu auxílio ao povo judeu.
Deus daria a Ciro poder (2), riquezas (3) e uma missão específica. O Senhor diz (4,5): “Por amor do meu servo Jacó e de Israel, meu escolhido, eu te chamei pelo teu nome e te pus o sobrenome, ainda que não me conheces. Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces”.
Ciro II, o grande, deveria honrar a Deus mesmo não sendo servo. “Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro” (6).
Precisamos aprender a honrar a Deus e descansar. Ele usa quem Ele quer para nos abençoar e para fazer suas promessas se realizarem em nossa vida. Precisamos apenas crer, confiar, honrar e descansar.


III. Honrar e Tributar ao Senhor - Salmo 96.1-3,7
Pagamos tributos e impostos aos homens. Mas devemos, com perseverança, tributar ao Senhor.
Com qual tributo iremos honrar ao Senhor?
O Salmo 96 nos ajuda a viver esta dimensão de honra a Deus.
Devemos cantar ao Senhor em todas as terras (1), bendizer seu nome e proclamar a sua salvação (2). Anunciar a sua glória e as suas maravilhas entre as nações (3).
Deus é maravilhoso e somos convidados a tributar a glória e a força ao Seu nome (7): “Tributai ao SENHOR, ó famílias dos povos, tributai ao SENHOR glória e força”.
Como tributar glória e força? Vivendo os valores do Evangelho, glorificando a Deus com nossa boca, e entregando o dizimo e as ofertas que são frutos das nossas forças.


IV. Salvos para Honrar a Deus - I Tessalonicenses 1.1-5
Paulo inicia sua carta aos Tessalonicenses afirmando que esta igreja honrava ao Senhor. Ele diz (2): “Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar”.
A igreja tinha uma fé operosa, era abnegada em amor e firme na esperança em Cristo (3). Era uma igreja reconhecidamente eleita pela graça (4).
O Evangelho havia chegado aos Tessalonicenses não apenas com palavra, mas com poder no Espírito Santo e em plena convicção (5). O poder de Deus foi tão evidente que as vidas foram transformadas e viviam para honrar ao Senhor.
Quando somos alcançados verdadeiramente pela graça, nossa vida e atitude serão para honrar a Deus e fazer sua vontade.  Fomos salvos para honrar ao Senhor.

Conclusão:
Muitos são chamados cristãos, mas desonram a Deus com suas atitudes e palavras. Desonram falando palavrões, roubando o dízimo, desprezando as coisas de Deus, se atrasando nos trabalhos do Senhor. Quantas vezes somos fiéis e pontuais no trabalho secular e na escola, mas chegamos atrasados a igreja? Honramos mais a César do que a Deus.
Que possamos mudar toda a nossa vida. Que venhamos a nos reprogramar para vivemos no princípio da honra.

Oração 
Senhor de todo o poder e majestade, autor e dispensador de todo o bem; enxerta em nossos corações o amor do teu nome; aumenta em nós a verdadeira fé, nutre-nos com toda a bondade e frutifica em nós as boas obras; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário