terça-feira, 3 de outubro de 2017

27º Domingo Comum - Ano A

27º Domingo Comum
Oportunidade Divina
Resultado de imagem para Os lavradores maus

Is 5.1-7 / Sl 80 / Fl 4.6-9 / Mateus 21.33-43

Somos do Senhor. Sua graça exerce tudo que necessitamos para sermos felizes e frutíferos. Contudo, não podemos perder as oportunidades de Deus. Ele trabalha em nossa vida e espera nossa resposta em amor e santidade. Não podemos jogar fora as oportunidades. A Palavra de Deus hoje nos ensinará a viver dentro da expectativa de Deus e sermos abençoados.  

I. Os Lavradores que perderam a oportunidade - Mateus 21.33-43
A parábola de Jesus dirigida aos religiosos judeus, diz que um homem plantou uma vinha e construiu tudo que a vinha necessitava. Depois arrendou a uns lavradores e saiu do país (33) (os lavradores são o povo de Israel).
No tempo da colheita enviou seus servos para receber a parte dos frutos do arrendamento (34). Contudo, os lavradores malvados maltrataram a todos os servos enviados (35,36) (os servos são os profetas).
 Por último, enviou seu próprio filho pensando que seria respeitado. Mas os lavradores o mataram fora da vinha para ficar com a herança (37-39) (o filho morto fora da vinha é Jesus que seria crucificado fora dos muros de Jerusalém).
Jesus termina a parábola perguntando (40): “Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores”? Os religiosos judeus respondem (41): “Fará perecer horrivelmente a estes malvados e arrendará a vinha a outros lavradores que lhe remetam os frutos nos seus devidos tempos.”  
O Senhor conclui citando o Salmo 118.22 (leia este texto).
Os religiosos judeus estariam jogando fora a grande oportunidade de receber o Messias (a principal pedra da construção), por isso Jesus disse (43): “o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo (os gentios) que lhe produza os respectivos frutos”.
Aqueles homens perderam a oportunidade de receber o Messias Jesus e serem salvos por Ele.
Assim também, Deus está sempre nos dando oportunidades. A porta da graça permanece aberta. Contudo, um dia será fechada pelo próprio Senhor.

II. A Vinha que perdeu a oportunidade - Isaías 5.1-7
Isaías, assim como Jesus, trabalha uma parábola sobre a vinha.
Ele diz que o amado teve uma vinha em uma terra fértil. Preparou a terra, as plantas foram escolhidas e o local equipado. Contudo, não nasceram uvas boas, e sim uvas bravas (1,2).
            Deus então manda o povo de Jerusalém julgar entre Ele e a vinha brava. Ele pergunta (4): “Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas (ruins, amargas, sem qualidade)”?
            O Senhor informa que destruirá a vinha e a transformará em pasto e deserto. Haverá espinhos e a terra não será regada pela chuva (5,6).
            A vinha é a casa de Israel e Jerusalém (7). Infelizmente não aproveitaram a oportunidade de Deus e no ano 588a.C a cidade de Jerusalém foi completamente destruída pelo exercido Caldeu. Os muros foram derrubados e a cidade virou um deserto.
            Deus fará de tudo para nós salvar. Jesus morreu na cruz para nos resgatar. Contudo, podemos fazer a escolha de aceitar ou rejeitar a oportunidade de Deus em nossa vida.

III. Oração por nova oportunidade - Salmo 80
O salmista constata que o povo havia perdido a oportunidade de Deus e ora por salvação e restauração (7). “Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos”.
Ele tinha certeza de que Deus estava indignado com o povo.
O Senhor havia exercitado o juízo sobre sua vinha como havia prometido (8-13) e agora só existia uma saída: clamar a Deus por uma nova oportunidade.
O salmista ora (14-19): “Ó Deus dos Exércitos, volta-te, nós te rogamos, olha do céu, e vê, e visita esta vinha; protege o que a tua mão direita plantou, o sarmento que para ti fortaleceste. Está queimada, está decepada... Seja a tua mão sobre o povo da tua destra, sobre o filho do homem que fortaleceste para ti. E assim não nos apartaremos de ti; vivifica-nos, e invocaremos o teu nome. Restaura-nos, ó SENHOR, Deus dos Exércitos, faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos”.
Precisamos confiar na misericórdia de Deus, examinar nossa vida e aproveitar as novas oportunidades. Só Ele pode nos salvar e nos restaurar.

IV. Como viver a nova oportunidade dada por Deus - Filipenses 4.6-9
            Uma vez que nos voltamos para Deus e aceitamos Sua nova oportunidade, precisaremos reaprender a caminhar na graça.
            Paulo nos dá os seguintes ensinamentos: não devemos andar ansiosos, mas colocar tudo em oração com ação de graças (6). Desta forma receberemos a paz de Deus que guardará o nosso coração e mente (7).
Devemos também aprender a condicionar nossa mente para as coisas que edificam. Paulo diz (8): “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.
Somos a vinha do Senhor e precisamos viver a oportunidade que Deus está nos dando para crescer, multiplicar e dar muitos frutos para a sua Glória.

Conclusão:
            Aprendemos na Parábola do Senhor que os lavradores receberam tudo pronto e perfeito, mas não aproveitaram a bênção recebida e não corresponderam ao combinado. Também com o profeta Isaías vimos que a vinha recebeu a melhor terra e os maiores cuidados, mas não deu bons frutos. O salmista clama por uma nova oportunidade e Paulo nos ensina a viver esta nova graça de Deus em nossa vida. Devemos aprender com o povo de Israel, clamar por restauração e viver dentro da expectativa de Deus. Somente Nele seremos felizes.

Oração
Deus Onipotente, que deste teu único Filho não só em sacrifício pelo pecado, mas também para exemplo de santidade, dá-nos a graça de sempre receber com gratidão os frutos de sua obra redentora e de seguir diariamente os bem-aventurados passos de sua santíssima vida. Mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário