quarta-feira, 28 de junho de 2017

13º Domingo Comum - Ano A

13º Domingo Comum
Discipulado Verdadeiro
II Re 4.8-16 / Sl 89.2-3,16-19/Rm 6.3-4,8-11/ Mateus 10.37-42

Imagem relacionada

            

A Palavra de Deus hoje nos levará a radicalidade do discipulado proposto pelo Senhor Jesus. Refletiremos no Evangelho as exigências do discipulado e aprenderemos sobre o testemunho, características e vida do verdadeiro discípulo do Senhor Jesus.

I. As Exigências do Discipulado - Mateus 10.37-42
Em Mateus 10.37-42 o Senhor Jesus deixa claro as exigências do discipulado.
São elas: amar o Senhor acima de qualquer outra coisa (37), tomar a cruz, segui-lo (38) e estar disposto a perder a vida (39).
O Senhor Jesus precisa ser o principal alvo do nosso amor. Somente desta forma seremos bons pais e bons filhos, bons cônjuges e bons cidadãos. Assim seremos dignos Dele.
Nunca poderemos fugir da cruz. Precisamos, com o peso da cruz, continuar caminhando e seguindo o mestre.
Da mesma forma, consideramos tudo perda porque um dia achamos a principal pérola, o Senhor Jesus.
Como discípulos neste nível, representamos o próprio Senhor na terra. Quem nos recebe, recebe ao próprio Jesus (40). A relação das pessoas conosco na função de discípulos resultará em galardão (41-42): “Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo. E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão”.
O Evangelho nos propõe sermos parecidos com Cristo em amor, na justiça, na vida e no sofrimento. O resultado é nos transformarmos em bênçãos de Deus para o mundo.

ü  Como você tem seguido o Senhor Jesus Cristo? Seus passos são parecidos com o que o Evangelho nos propõe? Você ama a Jesus mais do que todas as outras coisas? Você ainda está agarrado às coisas do mundo?   

 II. O Testemunho do Discípulo - II Reis 4.8-16
Em II Reis 4.8-16 narra o encontro de Eliseu com a família da Sunamita. Ela e seu esposo percebem que Eliseu tinha as características de um santo homem de Deus. O testemunho do profeta o denunciava.
Eliseu passava por Suném e a mulher a constrangeu a entrar em sua casa para comer pão. Todas as vezes que ele passava por ali, parava para comer naquela casa (8).
Este contato fez com que a mulher percebesse que Eliseu era um verdadeiro discípulo do Senhor. Ela disse ao seu marido (9-10): “Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali”.
O que ela viu em Eliseu?
Como forma de gratidão, o profeta desejou abençoa-la e mandou seu moço Geazi perguntar se poderia fazer alguma coisa por ela (13).
Ela nada pede, mas Geazi descobre que o casal não tinha filhos. Então o profeta a chama e diz (16): “Por este tempo, daqui a um ano, abraçarás um filho”. Ele profetiza e abençoa a mulher dentro de sua maior necessidade e sonho: ser mãe.
Como discípulo, Eliseu demonstrava que era um santo homem de Deus, tinha um coração grato e usava de palavras proféticas para abençoar. A mulher percebeu que ele era, de fato, santo homem de Deus.
O maior testemunho do profeta foi sua comunhão com o Senhor.

ü  As pessoas sabem que você é discípulo/a de Jesus? Como podemos demonstrar que somos discípulos de Jesus?  Como tem sido seu testemunho de vida?

III. As características do Discípulo - Salmo 89.2-3,16-19
O Salmo 89.2-3,16-19 fala das características do discípulo de Jesus.
Todo verdadeiro discípulo louva a Deus para sempre exaltando a misericórdia e testemunhando a todos a Sua fidelidade (1).
Reconhece que tem aliança com Deus (2,3) e é feliz porque anda na luz da Sua presença (15).
O discípulo se alegra na justiça do Senhor (16). Sua força está em seu poder (17) e tem Deus como escudo (18).
Assim como Davi, sente-se ungido, salvo e amparado pelo Senhor (19).
O discípulo segue o Senhor Jesus na alegria. Mesmo nas provações, lutas e martírio, a maior característica do discípulo é a alegria que vem de Deus.

ü  Quais as características do discípulo? Você é uma pessoa alegre no Senhor? Qual a diferença entre a alegria do mundo e a alegria de Deus?


IV. A Vida do Discípulo - Romanos 6.3-4,8-11
Paulo em Romanos 6.3-4,8-11 fala sobre a vida nova do discípulo do Senhor Jesus.
Fomos batizamos e ressuscitados espiritualmente para andarmos em novidade de vida (3,4).
Morremos na cruz para o mundo e ressuscitamos nas águas do batismo para uma nova vida (8). A morte já não tem mais domínio (9).
Por isso Paulo afirma (11): “Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus”.
Como discípulos do Senhor, morremos para o mundo e vivemos para Deus. Nossa vida, alegria e prazeres são diferentes. Hoje somos vivos para o Senhor.  

ü  Hoje sua vida é diferente? Conte seu testemunho.

Conclusão:
            Fomos chamados para a radicalidade do discipulado. Ou discípulos ou nada. Não basta ter o nome arrolado na igreja como membros; desejamos ser discípulos.
Que nossa vida demonstre a graça de Deus e que sejamos fiéis ao chamado do Senhor.

Oração
Lembra-te, Senhor, da graça que nos concedeste e não dos nossos merecimentos, e, assim como nos chamaste ao teu serviço, faze-nos dignos de nossa vocação; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário