quarta-feira, 21 de junho de 2017

12º Domingo Comum - Ano A

12º Domingo Comum
Não tenhais Medo
Jr 20.10-13 / Sl 68.8-10,14,17,33-35 / Rm 5.12-15 / Mateus 10.26-33

Resultado de imagem para icone Jesus e os discípulos

            A vida do discípulo do Senhor é sem medo. Quem confia em Jesus, segue a vida em alegria, entusiasmo e ânimo. Hoje a Palavra de Deus nos ensinará a vencer todos os medos e alcançar uma vida cheia de paz, alegria e justiça.

I. Não tenha medo de obedecer - Mateus 10.26-33
ü  Obedecer a Deus é arriscado? É perigoso obedecer a Deus?
As recomendações de Jesus aos apóstolos são claras e diretas. Em Mateus 10.26-33 Ele deixa claro que não precisariam temer, porque tudo está no controle de Deus (26).
            Antes, precisariam divulgar seus ensinamentos (27) sem temer a morte. Jesus diz (28): “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”.
A confiança dos apóstolos deveria estar no Pai que tudo controla (29), até mesmo o número de fios de cabelo de suas cabeças (30). Eles deveriam entender que valiam mais do que os pássaros que são cuidados por Deus (31).
Contudo, seria exigida uma confissão de fé diante do mundo. Ele deixou claro que aquele que confessar seu Nome diante dos homens terá seu nome confessado diante do Pai. Quem o negar terá seu nome negado (32-33).
O discípulo de Jesus não foi chamado para temer, mas para obedecer e caminhar na confiança. A vontade de Deus será plenamente realizada em nossa vida quando escolhemos obedecer. Precisamos, com coragem, confessar o nome de Jesus diante dos homens e fazer discípulos.

II. Não tenha medo de Confiar - Jeremias 20.10-13
ü  Você já teve medo de confiar em Deus e tudo dar errado?
Jeremias diz (20.10-13) diz que existia em sua época terror de todos os lados. Havia sentimento de perseguição, medo, vingança e ódio, até mesmo vindo dos amigos íntimos (10).
Mas ele confiava no Senhor que estava com ele como um poderoso guerreiro. Jeremias sabia que o mal não prevaleceria e os ímpios seriam envergonhados (11,12).
Ele louva ao Senhor que (13) “livrou a alma do necessitado das mãos dos malfeitores”.
Não podemos ter medo de confiar no Senhor. Quando andamos em justiça praticando o que é certo, temos Deus como nosso poderoso guerreiro. Nossa vida sempre estará protegida. Temos vida eterna e uma pátria nos céus.  

II. Não tenha medo da vida - Salmo 68.8-10,14,17,33-35.
ü  Você tem medo da vida? O que te causa mais medo hoje?
A autoria do Salmo 68 é atribuída ao rei Davi. O tema do salmo é a vitória de Deus sobre seus inimigos.
            Davi diz que a terra treme por causa da presença do Senhor e o Sinai se abala (8).
O Deus misericordioso restabelece a terra exausta com sua chuva (9) e faz provisão para os necessitados (10).
            O Seu exército é mais poderoso do que qualquer outro exército (17) e sua voz é poderosa (33).
Por isso o salmista diz (34): “Tributai glória a Deus; a sua majestade está sobre Israel, e a sua fortaleza, nos espaços siderais”.
Ele termina o salmo dizendo que Deus dá força e poder ao seu povo (35).
Na vida vivenciaremos muitas situações difíceis que nos darão medo. Mas precisamos olhar para Deus e confiar no criador que sustenta a natureza e sustenta nossa vida. Ele batalha nossas batalhas e nos conduz em vitórias. Ele é a nossa fortaleza para caminharmos na justiça, amando o próximo e conquistando vitórias.  

II. Não tenhais medo do pecado - Romanos 5.12-15
ü  Você sabe o que é graça de Deus? Você confia na graça de Deus? Como?
O Apóstolo Paulo em Romanos 5.12-15, fala da evolução do pecado no mundo e do poder da graça.
            O pecado entrou por um só homem. Com o pecado veio a morte. Tanto o pecado quando a morte; passaram a todos os homens (12).
            Paulo diz (14): “Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir”.
            Contudo, a graça de Deus é maior do que o pecado. A graça e o dom pela graça de Jesus Cristo foram abundantes sobre muitos (15).
            O pecado não reinará mais em nossa vida. Com a graça, vencemos todos os pecados e alcançamos a vida eterna. Precisamos confiar na Graça de Jesus Cristo e viver a vontade de Deus em todos os aspectos da nossa vida.

Conclusão:
            Nossa vida é uma bênção de Deus. Não precisamos temer a nada. Nem a morte, nem a vida. Somos do Senhor e Sua vontade irá se cumprir plenamente. Precisamos apenas continuar andando em Sua Palavra e vivendo a santidade em justiça e bondade.

Oração: Senhor Jesus Cristo, que disseste aos vossos apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz: não olhes para os nossos pecados, mas para a fé que anima a tua Igreja. Dá-lhe, segundo o vosso desejo, a Paz e a Unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário