quarta-feira, 3 de maio de 2017

Ascensão do Senhor - Ano A

Ascensão do Senhor
A Ascensão do Senhor e o Discipulado
Ato 1.1-11 / Sl 47.2,3,6-9 / Ef 1.17-23 / Mt 28.16-20.

Resultado de imagem para ícone ascensão do Senhor

            Quarenta dias após a Páscoa, o Senhor Jesus foi levado aos céus e se assentou a direita de Deus Pai.  Este dia é chamado de Ascensão do Senhor. Este ato de Jesus está relacionado a missão, a esperança, a vida de adoração e a autoridade espiritual dos discípulos.

I. A Ascensão do Senhor e a Missão dos Discípulos - Mt 28.16-20
Antes de Jesus ser ascender aos céus e voltar para a casa do Pai, ele levou os discípulos a um monte da Galiléia. Uns adoraram e outros duvidaram (17).
Jesus falou da autoridade que recebeu sobre o céu e sobre a terra (18) e com esta autoridade, ordenou os discípulos a fazerem novos discípulos.
Ele disse (19,20): “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.
Jesus foi aos céus e nos deixou a missão de fazer novos discípulos para o Reino de Deus.

II. A Ascensão do Senhor e a Esperança dos Discípulos - Ato 1.1-11
Atos 1 descreve a Ascensão do Senhor e a esperança dos discípulos.
Jesus ressuscitado ordenou que os discípulos permanecessem em Jerusalém e esperassem a promessa do Batismo com o Espírito Santo (4,5). Eles receberiam poder do céu e seriam testemunhas em todos os lugares (8).
O livro de Atos diz que (9): “Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos”.
Neste instante aparecem dois varões vestidos de branco e dizem (11): “Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir”.
Os discípulos ficaram com a esperança do poder do Espírito Santo e com a promessa da volta do Senhor nas nuvens.
Estas devem ser nossas duas maiores esperanças: Jesus prometeu Espírito Santo para nos capacitar para a missão e em breve voltará para buscar a Igreja.



III. A Ascensão do Senhor e o Louvor dos Discípulos - Sl 47.2,3,6-9
O Salmo 47 fala profeticamente da subida de Cristo aos céus no dia de sua ascensão. É um louvor ao soberano Rei que, no céu, está acima de todas as nações.
Os discípulos do Senhor reconhecem que Ele é o Rei tremendo sobre toda a terra (2) e que está acima de todas as nações (3).
Jesus é o Rei que subiu aos céus no dia de Sua Ascensão. Por isso celebramos o Senhor (6,7): “Salmodiai a Deus, cantai louvores; salmodiai ao nosso Rei, cantai louvores. Deus é o Rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico”.
O salmista diz que Deus reina sobre as nações e se assenta em seu santo trono (8). Ele se exaltou gloriosamente (9).
Devemos todos os dias erguer nossa cabeça para o céu e louvar ao Senhor Jesus que está assentado a destra de Deus Pai. Ele é soberano e conduzirá nossa vida em vitória.

IV. A Ascensão do Senhor e a autoridade dos Discípulos - Ef 1.17-23
Na Ascensão do Senhor a Igreja ficou capacitada para exercer, com autoridade, o poder de Deus.
Paulo diz aos Efésios que precisamos, para entender nossa autoridade, do Espírito de sabedoria e revelação em Cristo (17).
Nossos olhos precisam ser iluminados para reconhecermos a esperança e a riqueza da glória de Cristo em nossa vida (18). Precisamos conhecer o poder que veio sobre nós que cremos (19). Este poder fez Jesus ressuscitar dentre os mortos e, em sua Ascensão, o fez assentar em lugares celestiais (20).
            Na ascensão Jesus ficou acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro (21) e pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja (22).
Quem não conhece sua identidade em Cristo, não consegue exercer a autoridade que tem.

Conclusão:
No Dia da Ascensão o Senhor Jesus voltou ao Pai e se assentou em seu trono novamente. Ele intercede por nós para que cumpramos a Missão, permaneçamos na esperança, vivamos em adoração e exerçamos nossa autoridade espiritual. Em Cristo somos mais que vencedores.

Oração
Senhor soberano, teu Filho ascendeu em triunfo para governar todo o universo em amor e glória; faz que todos os povos reconheçam a autoridade do seu reino. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Eu e minha família na Igreja do Pai Nosso, antiga igreja da Ascensão de Cristo, no monte das Oliveiras - 












Nenhum comentário:

Postar um comentário